As eleições para o parlamento faz de conta


António Barata

Chamados a votar no dia 9 de Junho para as europeias, mais uma vez nos deparamos com uma campanha vazia, em que os cabeças de lista dos partidos concorrentes falam como se o Parlamento Europeu e os seus deputados tivessem algum poder ou capacidade para influenciar as políticas e as orientações emanadas pelos poderes fácticos da União.

Continuar a ler

NÃO À TROPA

Colectivo Bandeira Vermelha

Recentemente surgiram vozes defendendo o regresso do Serviço Militar Obrigatório (“a tropa”). Como que vindos do nada, generais, políticos e comentadores descobrem ameaças à segurança nacional, à democracia e à liberdade; que as forças armadas portuguesas não têm condições de responder às ameaças dos tempos actuais e defender a integridade e a soberania nacional, que são obsoletas, insuficientes e, por via disso, incapazes de cumprir satisfatoriamente os seus compromissos no quadro da NATO. Tudo isto devidamente embrulhado em bafientos discursos militaristas, em que não falta a estafada “honra e orgulho de morrer pela pátria” e os apelos patrioteiros.

Continuar a ler

Crise climática capitalista e luta de classes no RS

Luta Operária

O Rio Grande do Sul (RS) enfrenta a maior catástrofe climática de sua história. No dia 16 de maio de 2024, os números oficiais indicavam 151 mortos e 104 desaparecidos, além de mais de 538 mil desalojados. Cidades inteiras foram devastadas pela força das águas e outras tantas ficaram isoladas devido aos problemas nas estradas causados pela água.

Continuar a ler

As greves em 2023 no Brasil

Professores/as do DF em greve, em maio de 2023. Como em muitas mobilizações do ano passado, essa greve lutou por reajuste salarial após o aumento da carestia de vida. Neste ano, os/as trabalhadores/as da educação federal continuam esta luta!

Cem Flores

De acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), ocorreram 1.132 greves em 2023 no Brasil. Apesar do número de greves estar em crescimento desde 2021, ainda permanece bem abaixo do último ciclo de greves, cujo pico ocorreu em 2013-16. Em relação às horas paradas, o DIEESE mostrou que houve uma queda em relação a 2022.
Nesta publicação, continuamos nossa análise sobre as greves dos últimos anos no Brasil, focando agora o primeiro ano do governo burguês de Lula-Alckmin. A luta grevista é um importante aspecto da luta das classes exploradas. Sua análise é um passo fundamental para identificar seus limites e potencialidades em determinada conjuntura concreta e, assim, construir táticas e estratégias que apontem para o seu avanço.

Continuar a ler

Todo apoio à greve na educação federal!

Cem Flores

Desde o mês passado, uma mobilização nacional ocorre nas instituições federais de ensino. Os/as servidores/as técnicos-administrativos das universidades iniciaram um movimento grevista em 11 de março por reajuste salarial e reestruturação da carreira. Em seguida, no início de abril, os/as trabalhadores/as dos institutos federais aderiram à luta, com uma greve também por reajuste salarial e mais verbas para a educação federal. Por fim, ao longo de abril, os/as docentes e estudantes das universidades têm se somado à mobilização em defesa dos seus interesses.

Continuar a ler

Há 50 anos Abril trouxe a revolução

Gonçalo Franco

Cumprem-se cinco décadas sobre a revolução de 25 de Abril de 1974. Para as novas gerações, para os jovens trabalhadores, estudantes ou emigrantes, a revolução é um acontecimento muito distante. Terão muita dificuldade em entender a sua verdadeira dimensão.

Continuar a ler